domingo, abril 19, 2015

"Naufrágios no Mediterrâneo: porquê tanta indiferença?" *


"A pior hecatombe jamais vista no Mediterrâneo" sacudiu um pouco as consciências, em resultado do naufrágio deste fim de semana. Mas na semana passada, um outro deixou 400 desaparecidos nas águas do Mediterrâneo e também dos olhos dos media. Em 2014 morreram cerca de 3500 pessoas. Nenhuma dessas tragédias mereceu uma referencia nas redes sociais, ninguém disse "Je Suis Migrant", ou Charlie, ou qualquer coisa que mereça uma selfie ou um banho gelado em memória das vitimas. Aliás, as estas vitimas nem os media lhes deram nome, nem nenhum politico lhes fez alguma homenagem póstuma. E, todavia, por cada dez pessoas que morrem em media por dia, outras 500 a 1000 são recuperadas diariamente pela guarda costeira italiana e pelos navios mercantes. Todos esses sobreviventes trazem consigo sonhos, dramas, memórias, mas nenhum órgão de comunicação procurou descobrir a sua história. São apenas números escritos a vermelho na coluna das vitimas, ou a negro na lista dos refugiados para ser repatriados e recomeçarem tudo outra vez. Números apenas.
A Europa rica, que agora trata os refugiados com desprezo, esquece-se que também teve fome, também teve guerras e também teve refugiados que atravessaram o Atlântico à procura de uma oportunidade. A Europa rica esquece-se que isso lhe pode acontecer outra vez.

* Titulo da notícia do jornal online Rue 89: http://bit.ly/1bcJF4P

1 comentário:

Anónimo disse...

É precisamente a indiferença, o individualismo atroz que se materializa no apagar da Vida que não rende cifróes...apenas por mero acaso nãosomos nós que lá estamos!